Os inimigos invisíveis de Sham Shui Po.

fotografia do navio Alpha

Jantar de Ano Novo em Sham Shui Po, 1944. Por Marciano Baptista "Naneli"

Os militares portugueses do "Hong Kong Volunteer Defence Corps", após presenciarem os horrores do ataque de um inimigo formidável, viram-se numa outra situacão para a qual não estavam preparados nem fisíca nem mentalmente.

Com a derrota na batalha de Hong Kong e sua seguinte captura, os voluntários lusos foram internados inicialmente no campo japonês de Sham Shui Po, Hong Kong.

Afastados das suas famílias e do mundo exterior por diversos anos, a comida era escassa, doenças e dificuldades eram muitas. Mas existia também um outro "inimigo", que atormentava os portugueses e os restantes prisioneiros aliados, a quebra de moral e o aborrecimento.

Sem absolutamente nada para fazer, com que se entreterem, muitos viram-se obrigados a improvisar, inventarem desafios, algo que os ajudasse a passar o tempo. Criaram-se hortas, jardins, limpezas, mas a criatividade lusa foi mais além.....

A brilhante criatividade de Marciano Francisco Baptista "Naneli", Ferdinando Maria Castro "Sonny Castro", António Eduardo Noronha e muitos outros, permitiu que a vida dos prisioneiros melhorasse significativamente, ao criarem actividades e diversos espectáculos de teatro, dança ou jantares, tudo em nome da moral.

O talento gráfico e génio criativo, em particular de Marciano Baptista, que "rabiscou", criando inúmeros cartazes, folhetos e panfletos para os espectáculos e jantares realizados no campo de prisioneiros. Odetalhe e a qualidade visual das produções de "Naneli" era de tal modo pensado, que em muitos dos exemplos por si criados, pode-se observar nomes de artistas, instrumentos musicais e até mesmo o local do desempenho (exemplo em baixo).

fotografia do navio Alpha

Cartaz de espectáculo musical de prisioneiros, criado por Marciano Baptista"Naneli" 
(Imagem: Cedida por Peter Campos e Filomeno Baptista )

O talento e criatividade dos portugueses eram de tal forma reconhecidos por todo o campo e não apenas pelos prisioneiros, também por guardas japoneses, que frequentemente e muitas das vezes secretamente forneciam o material necessário, tintas e aguarelas, para que "Naneli" e outros pudessem continuar o seu vital trabalho.

No caso de Ferdinando "Sonny" Castro, a sua capacidade extraordinária para a representação e improvisação teatral levou-o a criar uma personagem feminina apelidada de "Carmelita", "Carmen Miranda" ou "Sonya". Criador dos seus próprios vestidos, utilizando o escasso material disponível no campo, como cortinados ou mantas, conseguiu, durante os anos de internamento, vestir-se para alegrar os prisioneiros e doentes aliados do hospital de Sham Shui Po, através de visitas, espectáculos teatrais, dança ou outros eventos.

fotografia do navio Alpha

Cartaz de espectáculo teatral de prisioneiros "Aladdin"
(Imagem: Cedida por Peter Campos e Filomeno Baptista

fotografia do navio Alpha

Cartaz de espectáculo musical de prisioneiros "The Player"
(Imagem: Cedido por Alberto Noronha )

Por cerca de três anos e meio que estes militares aliados permaneceriam detidos sob a "garra" japonesa, com enormes privações e dificuldades.... mas poucas dúvidas restam que devido à creatividade dos elementos portugueses, a vida de todos neste "inferno" foi um pouco mais fácil...... 

Pode-se mesmo dizer que devido a este "boost" de moral permitiu que muitos prisioneiro tivessem algo mais a que se agarrar, que os fizessem sobreviver e resistir um dia de cada vez, dia a pós dia, até ao momento em que finalmente fossem libertados. 

 Hoje, a muito diferente Hong Kong, pouco apresenta da batalha mas as memórias perduram, nas mentes de famílias e descendentes, familiares esses que nos doaram e transmitiram todos estes detalhes que hoje tive a honra de partilhar.

 

António Fragoeiro




 

Fontes/ Sources:

  • Arquivos: National Archives UK, Kew (GB); Arquivo Histórico da Marinha (PT); Arquivo Histórico do MNE (PT); 
  • Sites: uboat.net; 
  • Livros: Shipping Company Losses of the second World War, Ian M. Malcolm; Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945;