Nesta área pode encontrar informação sobre a actividade aérea em Portugal, tanto militar como civil, durante o período da II Guerra Mundial.

No país não existia no princípio da guerra uma companhia nacional ou de bandeira, mas duas empresas privadas prestavam serviços ligados à aviação. A Serviços Aéreos Portugueses (SAP), fundada em 1927, e a Aero Portuguesa, fundada em 1934, estiveram activas entre 1939 e 1945, a primeira enquanto representante da alemã Lufthansa e a segunda fazendo voos entre Lisboa, Tânger e Casablanca.

A capital portuguesa foi ainda ponto de passagem para voos civis vindos da Europa e dos EUA. Primeiro em Sintra e, a partir de Outubro de 1942, em Lisboa aterravam aviões vindos da Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra. No rio Tejo ainda aterravam hidroaviões vindos de Inglaterra e dos EUA.

Em termos militares tanto o Exército com a Marinha tinham um ramo com aviação, nomeadamente a Aeronáutica Militar e a Aviação Naval, que no princípio da II Guerra Mundial tinham um conjunto de aparelhos antiquados e desadequados a um conflito moderno. A situação melhoraria ao longo da guerra com a aterragem forçada de vários aviões, nomeadamente, caças e bombardeiros americanos ou britânicos que reforçaram as magras esquadrilhas dos ramos aéreos. Com a cedência dos Açores em 1943 os britânicos forneceram aeronaves mais modernas que permitiram reconstituir as duas forças que se reuniriam numa só em 1952.

Como o país se encontrava na rota dos aviões militares que se deslocavam de Inglaterra para África e o Médio Oriente, e vice-versa, mais de um centena deles terminaram aqui as suas viagens.

Nesta fase esta área dedicada ao AR do site "Portugal 1939-1945" está focada na questão dos aviões de países beligerantes que caíram ou fizeram aterragens de emergência no país.

Bons voos...

Descubra aqui informações sobre os aviões beligerantes que se despenharam ou aterraram em Portugal durante a II Guerra Mundial. Em cada um dos casos tentámos reunir o máximo de informação possível.