Chamo-me Carlos Guerreiro, sou jornalista e desde há muito que também me interesso pela história portuguesa do período da II Guerra Mundial.

Na área do jornalismo colaborei com jornais e rádios locais do Algarve e também publicações nacionais como o Diário de Notícias. Posteriormente fui colaborador da TVI, Antena 1 e RTP onde me encontro de momento integrado no departamento de Multimédia.

Em 2008 publiquei o livro “Aterrem em Portugal!” que abordava a história e as histórias dos aviadores de países beligerantes que por razões diversas tinham terminado as suas viagens em Portugal durante o conflito. Neste site pode encontrar uma pequena parte dessa pesquiza.

Mais tarde criei o blogue com o mesmo nome onde há quase uma década abordo as relações de Portugal e do conflito que entre 1939 e 1945 assolou o mundo. No futuro espero traduzir algumas dessas histórias de modo a enriquecer este site, dando a conhecer outros detalhes aos que não falam português.

Liderei a pesquisa que permitiu encontrar vários refugiados que passaram por Portugal durante a II Guerra Mundial com o objetivo de deixarem o seu testemunho no documentário de “Debaixo do Céu” de Nicholas Oulman, estreado em 2018, ano em que também publiquei o meu segundo livro “A pista do Sol”, sobre a história do Aeroporto de Faro.

Sou ainda formador na área dos média e colaboro pontualmente com jornais, revistas, rádios e televisões em temáticas relacionadas com II Guerra Mundial.

Terminei o mestrado em História Marítima no final de 2020. O tema da tese foram os os salvamentos realizados por navios portugueses e o apoio dado por autoridades nacionais aos náufragos durante o período da II Guerra Mundial.