Busca & Salvamento

O primeiro navio português a encontrar marinheiros naufragados foi o "Carvalho Araújo", poucos dias depois das declarações de guerra. Os homens do “Manaar” foram recolhidos pelo navio de passageiros português e também por um navio estrangeiro que, curiosamente, também os deixou no porto de Lisboa.

Nos meses e anos que se seguiram, centenas de homens chegavam, especialmente, à capital portuguesa, aos Açores e a Cabo Verde, na maioria dos casos usando meios próprios ou deixados por unidades navais pertencentes a outros países. Um levantamento de todos esses casos será apresentado o mais breve possível, mas por enquanto e nesta listagem, você encontrará apenas uma lista de resgates feitos por navios portugueses.

Durante a Segunda Guerra Mundial, houve outros naufrágios que receberam ajuda de navios portugueses, mas nessas listas apenas nos referimos aos desastres ocorridos em resultado de actos de guerra.

Por enquanto só está disponível a lista de salvamentos realizados nos primeiros anos da guerra. Logo que possível acrescentaremos a restante informação.

Clique nas imagens abaixo para descobrir mais sobre os salvamentos realizados por navios portugueses.