Nesta área pode encontrar informação sobre a actividade marítima e naval durante o período da II Guerra Mundial, especialmente a que se relaciona com Portugal.

No país existiam várias companhias de navegação que asseguravam a ligação de Lisboa às ilhas atlânticas - Madeira e Açores -, e também às colónias no Atlântico - Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Angola - e no Índico - Moçambique. Existiam ainda territórios na Índia - Goa, Damão e Diu -, Macau e Timor Leste, mas estes eram normalmente servidos por frotas locais e mais raramente por navios vindos da metrópole.

A maior parte dos navios que constituíam a frota mercante eram antigos e curta para as necessidades, mas conseguiram assegurar o abastecimento do país durante a guerra e vários transformaram-se no veículo de fuga de milhares de refugiados que queriam deixar para trás a Europa e chegar a um porto o mais longe possível do nazismo.

Em contraste com a frota mercante a Marinha de Guerra tinha um conjunto de navios - contratorpedeiros, avisos e submarinos - bastante modernos e que se podiam equiparar aos de outros países. Não existiam navios de grande porte como cruzadores e muito menos couraçados, mas a frota existente assegurava o patrulhamento do Atlântico e a presença na colónias. 

Nesta área queremos explorar a actividade naval e marítima portuguesa durante a guerra, mas por agora vamos centrar-nos nos salvamentos feitos pelos seus navios entre 1939 e 1945.

Boas navegações...

Descubra aqui informações sobre os salvamentos feitos por navios portugueses ao longo da II Guerra Mundial. Em cada um dos casos tentámos reunir o máximo de informação.