Ep. 11 – Os Fios Vermelhos de Margarida de Magalhães Ramalho

Sabia que um grupo refugiados holandeses em Portugal comprou fatos de banho para obrigar os seus elementos a tomar banhos de mar, poupando dinheiro nos banhos das pensões que tinham de ser pagos ou que um português deixou um diário onde relata em detalhe o que se passou na fronteira de Vilar Formoso no pico da crise dos refugiados em 1940... 

Estas e outras memórias dos refugiados que passaram por Portugal durante a II Guerra Mundial, e a forma como estas histórias cruzaram o tempo e o espaço para chegarem às páginas do mais recente livro de Margarida de Malgalhães Ramalho, "Fios Vermelhos - Portugal a última esperança", são tema para a conversa do último podcast de 2021.

 

Powered by RedCircle

SINOPSE

Este livro enquadra testemunhos pessoais no contexto histórico da ascensão do nazismo e da Segunda Guerra Mundial. Margarida Ramalho relembra como uma Alemanha civilizada e culta resvalou para uma ditadura atroz e sanguinária, desencadeando uma guerra brutal e o horror do Holocausto.

A invasão da Europa, a diplomacia portuguesa durante a guerra e como Portugal se manteve à margem do conflito, por um lado, e, por outro, acolheu milhares de refugiados, são outros temas abordados, intercalados com as histórias e as memórias dos muitos refugiados que passaram pelo nosso país.

Dos que vieram antes da guerra e por cá ficaram, dos que só puderam passar em trânsito e também daqueles que queriam entrar e não conseguiram.

Adquira o livro AQUI




Powered by RedCircle