Soldado do Exército dos EUA
Unidade – 2nd Armored Divison
41st Armored Infantry Regiment/ B Company
Local de nascimento – São Martinho, Madeira
Data de nascimento – 21/12/ 1915
Data de falecimento – 16/01/2005
Pai –
Mãe –
Joseph Freitas na Normandia em 1944
Fotografia: US Signal Corps
Joseph Gonçalves Freitas lutou Integrado na 2ª Divisão Blindada do exército americano - a "Hell on Whells". Esta unidade combateu no Norte de África, Sicília, Normandia e depois fez o percurso pela França e Alemanha, até à rendição dos Nazis a 8 de Maio de 1945.
O madeirense, carpinteiro de profissão, alistou-se a 4 de Março de 1941, ainda antes dos EUA entrarem na guerra.
A 2ª Divisão Blindada desembarcou em Marrocos a 8 de Novembro de 1942, durante a Operação Torch, mas teve pouca intervenção nos combates que se seguiram contra as forças dos "Africa Corps". A 10 de Julho de 1943 chegou à Sicília onde se distinguiu na captura de Palermo, a capital da ilha, e fez milhares de prisioneiros italianos. Pouco depois foi transferida para Inglaterra para preparar os desembarques em França.
A 9 de junho de 1944, três dias depois do desembarque das primeiras tropas em território francês, Joseph Freitas também chegou à Normandia onde participou com os restantes camaradas na captura de várias localidades na península de Contentin. Semanas depois participou na Operação Cobra que furou as linhas alemãs na Normandia. Durante o avanço a 2ª Divisão Blindada americana causou inúmeras baixas à 2ª Divisão SS de Blindados "Das Reich" e à 17ª Divisão SS de Granadeiros "Götz von Berlichingen", na zona da Comuna de Roncey.
A fotografia foi tirada a 28 de julho de 1944 quando Joseph Freitas preparava uma refeição na localidade de Pont-Brocard, nos arredores de Saint-Lô, na Normandia.
Nas semanas seguintes atravessaram a França, cruzaram a fronteira com a Bélgica e entraram na Alemanha a 18 de setembro.
Joseph Gonçalves Freitas chegou aos EUA com a família em 1937. Tinha 21 anos. Passou a residir em Nova Iorque. Em Outubro de 1940 tornou-se cidadão americano, acontecendo o mesmo com o pai e o irmão. Alistou-se ainda antes do seu novo país entrar na guerra. Regressou da Europa a a 26 de setembro de 1945, retomando a profissão de carpinteiro.
Casou com Beatrice Mello e teve dois filhos.
Carlos Guerreiro
Nota: A maioria destas informações foram publicados pela primeira vez no blogue Espada & Escudo. Agradecemos a disponibilidade para partilhar os dados com o "Portugal 1939-1945".
Fontes:
Blogue Espada & Escudo § NARA § World War II veterans'memories