Ferreira, Joseph

 

 

 

Sargento US Army
Unidade –  2nd Bomb. Grp.

Local de nascimento – Dartmouth
Data de nascimento –  1923

Data de falecimento – 
Pai – 
Mãe – 

fotografia do navio Serpa Pinto

Tripulação do B-17 G "Wanita"
(Fotografia de Joseph Mahon, filho de Tenente James Mahon, navegador)

A 3 de Agosto, 1944, numa missão de ataque a uma fábrica de materiais para os foguetões V-2, em Friedrichshafen, o bombardeiro norte-americano B-17 "Wanita" sofreu danos em um dos motores, encarando dificuldades mais tarde no regresso. Joseph Ferreira, Sargento, seguia a bordo como artilheiro de cauda. Baseados em Amêndola, Itália e ainda substancialmente longe de "casa", sem tempo e margem de manobra, a tripulação optou por tentar aterrar na Suíça. Já em espaço aéreo de Zurique, disparam foguetes luminosos, indicativos de "amizade", sendo em troca recebidos por salva de artilharia helvética.

Falham a pista da base aérea de Dübendorf, aterrando em campos de cultivo, exteriores à base militar. Toda a tripulação escapa ilesa, incluindo o luso-americano Joseph Ferreira. Após extensos interrogatórios pelas autoridades militares locais seguem-se finalmente os internamentos dos tripulantes da aeronave norte-americana.

Sabes-se que Joseph Ferreira e companheiros conseguiram mais tarde fugir da Suíça, muito possivelmente com ajuda da resistência francesa.

António Fragoeiro

fotografia do navio Serpa Pinto

B-17 G "Wanita" após aterragem forçada na base aérea de Dübendorf
(Fotografia de B-17 Museum Utzenstorf-)

fotografia do navio Serpa Pinto

Militares suíços inspecionam a aeronave norte-americana "B-17 Wanita"
(Fotografia de B-17 Museum Utzenstorf-)