Pereira, Augusto

 

 

 

Sargento US Army
Unidade –  95th Bomb. Grp.

Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento –  25/ 05/1924

Data de falecimento – 11/ 12/1943
Pai – António Rodrigues Pereira
Mãe – Maria Graça Pereira

fotografia do navio Serpa Pinto

Augusto Pereira (N°3)
(Fotografia em domínio público)

Elemento do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, Augusto era artilheiro de torre circular de B-17 do Segundo Grupo de Bombardeiros. A 11 de Dezembro de 1943, numa missão de ataque a solo alemão, o B-17 em que Augusto Pereira seguia, ainda antes de atingir o alvo designado, já se apresentava em mau estado após uma incansável defesa anti-aérea alemã. As bombas foram largadas ainda antes do seu destino e de regresso, com uma aeronave incapaz de acompanhar as restantes do esquadrão, a tripulação decidiu largar o bombardeiro. Contudo, a mensagem de abandonar a aeronave não chegou aos restantes tripulantes da rectaguarda, pois o engenheiro de bordo, responsável por avisá-los, caiu pelas portas de descarga de bombas, que se encontravam abertas devido a mau funcionamento eléctrico.

Com apenas um motor em funcionamento, a aeronave "caiu a pique" em direção ao solo. Dos dez tripulantes  a bordo, apenas cinco se conseguiram salvar, ejectando-se.

O corpo de Augusto Pereira foi encontrado no interior dos destroços da torre circular.  Os sobreviventes foram capturados e prontamente internados por autoridades alemãs.

António Fragoeiro

 

fotografia do navio Serpa Pinto

Ficha de recruta de Augusto Pereira

fotografia do navio Serpa Pinto

Ficha de inscrição para lápide de cemitério