Cruz, João da

 

 

Navio – Jon (Panamá)

Local de Nascimento – Lisboa
Data de Nascimento – 

Data de Falecimento – 
Pai – 
Mãe – 

.

João da Cruz era tripulante do navio panamiano Jon, atacado no Atlântico, por um avião FW-200 pelas 18.45 horas do dia 5 de outubro de 1941. Depois de atingido por bombas bastaram três minutos para desaparecer sob as águas.

Para além de Cruz estava também a bordo o português Manuel Briolhoso (Brioso?).

Os sobreviventes escaparam em salva-vidas que foram encontrados pelo U-204. O submarino alemão escoltava ao longo da Biscaia o navio fura-bloqueios Rio Grande que se dirigia para o Japão, onde chegou em dezembro do mesmo ano. Aparentemente os marítimos foram transferidos do submersível para a embarcação maior e poderão ter feito a viagem de ida e volta desembarcando em Bordéus em abril de 1942.

É certo que Cruz e Briolhoso foram aprisionados no campo de prisioneiros Marlag and Milag Nord, a norte de Bremen, desenhado para alojar tripulantes de navios mercantes e guarnições de navios de guerra.

A José Cruz foi atribuído o número de prisioneiro 18 e a Manuel Briolhoso o número 17. 

Os portugueses ficaram aprisionados até fevereiro de 1944. Nessa altura, após a intervenção do governo português, foram libertados e enviados de comboio para Lisboa. João da Cruz e mais três companheiros - Venâncio de Almeida, Manuel Briolhoso e Florêncio da Silva -  chegaram à capital portuguesa a 20 do mês. Um outro português, também prisioneiro, Manuel António Carlos tinha chegado no dia anterior.

 

Nota: Este artigo foi corrigido no dia 4 de fevereiro de 2022. Por erro tinha atribuído ao marítimo o navio grego Antonis. Agradeço ao nosso leitor Paulo Lucas a chamada de atenção para este erro.

 

Carlos Guerreiro

Fontes

Diário de Lisboa  §  Diário de Notícias § O Século §  Arquivo Histórico e Diplomática  §   Rio Grande - Hyperwar