Furtado, Daniel William

 

Soldado US Army
Unidade – Company C, 806th Tank Destroyer Battalion

Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento –  27/07/1921

Data de falecimento  – 17/01/2000
Pai – Luiz do Couto Furtado
Mãe – Maria Conceição Simas do Couto Furtado 

fotografia do navio Serpa Pinto

Daniel Furtado em uniforme
(Fotografia cortesia de Marie Ray Fraley, sobrinha)

O filho mais velho de imigrantes açorianos naturais de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, Daniel Furtado nasceu em West Warwick, Rhode Island, a 27 de Julho de 1921.

Daniel Furtado apresentou-se para alistamento no Exército dos EUA a 1 de Outubro de 1942 em Providence, Rhode Island. Após uma formação básica e posteriormente especializada como atirador de espingardas e atirador de carabinas, foi enviado para a Europa com a sua unidade chegando a 5 de Junho de 1944, onde serviu como motorista de camiões pesados durante toda a Campanha do Norte de França com a Companhia C, 806º Batalhão de Destruição de Tanques.

No final da guerra durante a desmobilização das tropas, foi enviado para casa, chegando aos Estados Unidos a 21 de Fevereiro de 1946.

"PFC" Daniel Furtado foi honrosamente dispensado do Exército dos EUA a 26 de Fevereiro de 1946 em Fort Devens, Massachusetts, com 39 meses de serviço. Recebeu a Medalha da Boa Conduta, a Medalha da Vitória, a Fita da Campanha do Teatro Europeu-Africano-Oriental-Médio Oriente e a Fita da Campanha do Teatro Americano.

Daniel Furtado faleceu a 17 de Janeiro de 2000

 

António Fragoeiro e Marie Ray Fraley

fotografia do navio Serpa Pinto

Ficha de recruta de Daniel Furtado

fotografia do navio Serpa Pinto

Ficha de recruta de Daniel Furtado
(verso)