Ray, Francis Joseph

 

Cabo US Army
Unidade – G Company, 10th Mountain Div., 87th Infantry Regiment

Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento –  27/01/1918

Data de falecimento – 22/04/2006
Pai – Francisco José Rei
Mãe – Maria dos Anjos de Faria Rei

fotografia do navio Serpa Pinto

Francis Joseph Ray em uniforme
(Fotografia cortesia de Marie Ray Fraley, sobrinha)

Filho de portugueses naturais de São Miguel, Ribeira das Taínhas e Rabo de Peixe, Francis Ray nasceu em Rhode Island a 27 de Janeiro, 1918.

"Frank" Ray apresentou-se para recruta no Exército dos Estados Unidos em finais de Setembro de 1943 em Providence, Rhode Island. Após um treino básico, frequentou uma formação especializada na Escola de Comunicações de Rádio e Telefone em Wilmington, Carolina do Norte, acabando o curso como soldado de primeira classe . Devido a uma excelente prestação, foi inicialmente convidado a permanecer como instrutor de Comunicações mas devido a mudanças na estratégia de guerra, acabou simplesmente transferido para Treino  Avançado de Infantaria em Fort Jackson, Carolina do Sul. Terminado o treino e classificado operador de rádio substituto no 2º Exército, foi enviado para Itália desembarcando em Nápoles na véspera de Natal de 1944.

Integrado na 10ª Divisão de Montanha, participou nas campanhas de Florença, Bolonha, e Pisa, onde ia perdendo a sua vida. Durante a travessia do rio Pó e debaixo de fogo, o barco de transporte de pessoal, virou-se levando inúmeros militares norte-americanos para o fundo devido ao peso do equipamento que transportavam, incluindo Francis. Contudo, um companheiro arrastou "Frank" de novo para a superfície, soltando o rádio das suas costas.

Transferido de novo para os Estados Unidos no final da Campanha Italiana,foi enviado para "Camp Carson", Colorado, onde acabou a guerra como guarda dos cerca de 5.000 prisioneiros alemães aí mantidos. Dispensado com honras em 1945, recebeu a medalha de Liderança, Medalha de Boa Conduta e Fita da Campanha Europa-Africana-Médio Oriente.

Faleceu a 22 de Abril de 2006.

 

António Fragoeiro e Marie Ray Fraley