Correia, João de Oliveira

 

 

Tripulante do navio Longtaker (Panamá)

Local de nascimento – Santo André de Canidelo (Vila Nova de Gaia)
Data de nascimento – 

Data de falecimento –  
Pai – António Joaquim Correia
Mãe –

fotografia do navio Serpa Pinto

João de Oliveira Correia foi um dos três sobreviventes do ataque ao navio panamiano Longtaker, torpedeado pelo U-38 a 18 de agosto de 1941. Na sequência do ataque morreram 24 tripulantes, entre eles quatro portugueses.

Um dos cidadãos nacionais que desapareceram foi Raul José de Oliveira Correia que era irmão de João Oliveira. Foram ainda dados como mortos Bernardino Moreira da Silva, José Tomás e A. L. Marques.

Segundo relatou a imprensa da época João não encontrava emprego em Portugal, razão porque partiu para os Estado Unidos da América para se juntar ao irmão. Raul estava naquele país depois de ter desembarcado do vapor português San Miguel na sequência de problemas com outro tripulante.

A 5 de agosto João enviou uma carta à mãe revelando que ambos tinham conseguido trabalho a bordo do vapor panamiano Sessa (nome anterior do Lokwood), com vencimentos entre os 80 e os 100 dólares mensais.

O Longtaker era um navio dinamarquês como o nome Sessa que ficou retido em Nova Iorque. A 2 de agosto de 1941 o navio foi reclamado pela US Maritime Comission e porto sob bandeira panamiana com o nome de Longtaker. 

Às 2.50 horas do dia 18 de agosto o navio foi atingido por dois torpedos disparados pelo U-38. Levou cerca de um minuto a afundar-se. Seis tripulantes conseguiram  chegar a um salva-vidas, mas três morreram antes de serem descobertos pelo contratorpedeiro americano USS Lansdale a 5 de setembro.

Carlos Guerreiro




Fontes

Uboat.net  §  Diário de Notícias  §  Diário de Lisboa  §