Rosa, Jacinto (e família)

 

 

Civil a residir em França

Local de nascimento – Chãos, Santarém
Data de nascimento – ??/??/1905

Data de falecimento – 21/04/1944
Pai – Manuel Rosa
Mãe – Conceição Josefa

Jacinto Rosa, a esposa Júlia José da Conceição e os dois filhos ambos nascidos em França - Armando Rosa (nascido a 26-07-19389) e Geneviève Rosa (nascida a 26-02-1939) - morreram quando a residência onde dormiam, na Rue de Eugenie, na zona a de Saint-Denis, nos arredores de Paris, foi bombardeada pelos Aliados na noite de 21 de abril de 1944.

Entre os mais de 600 mortos civis causados pelo bombardeamento Aliado daquela noite encontramos mais de uma dezena de portugueses ou luso-descendentes.

Neste período encontramos os bombardeiros Aliados empenhados em destruir as principias infra-estruturas em território francês com o objectivo de dificultar a reacção alemã durante o desembarque na Normandia que aconteceria em junho daquele ano. Na noite de 21 de abril o alvo foi o complexo de linhas de caminho de ferro que existiam na área de Saint Denis.

Foram largadas mais de 2000 bombas pelos aviões e muitas atingiram zonas residências. Para além dos 641 mortos civis, foram assinalados 377 feridos enquanto mais de 15 mil perderam a casa.

Carlos Guerreiro 

 

Nota: António Marrucho publicou parte destas informações no Luso Jornal, um periódico sediado em França. Agradecemos a disponibilidade para partilhar os dados com o "Portugal 1939-1945".




Fontes

António Marrucho  §  https://actu.fr/  §   Mémoire des hommes §  Luso Jornal