Costa, Manuel José da

 

 

Civil português a viver em França

Local de nascimento – Braga
Data de nascimento – 19/08/1896

Data de falecimento – 21/05/1940
Pai – 
Mãe – Maria Augusta da Costa

fotografia do navio Serpa Pinto

Manuel José da Costa (Manoel, segundo os registos franceses) morreu a 21 de maio de 1940, possivelmente vitimado pelos combates que tiveram lugar perto da cidade de Divion - onde residia com a mulher e filhos - durante o avanço das tropas alemãs que levaram à rendição da França. Naquele período e na zona de Pas-de-Calais registaram-se intensos combates que opuseram, entre outras, unidades blindadas comandadas por Rommel (Alemanha) e de Gaulle (França). 

Manuel da Costa

Mineiro de profissão conhecem-se registos de Manuel em França desde 1924 quando o seu nome surge associado à Compagnie de Lens, em Wingles, onde terá trabalho até 1928, quando se deslocou a Portugal durante um período.

Oficializou o casamento com Marie Pauline Longeville, uma belga nascida em 1917, a 22 de abril de 1933, numa altura em que o casal já tinha três filhos  - Manoel, Jacques e Claudine Maria da Costa. Todos sobreviveram à guerra.

O nome de Manuel José da Costa consta do monumento às Vítimas da Guerra de 1939-1945 erigido na cidade de Divion.

António Marrucho/ Carlos Guerreiro 

 

Nota: António Marrucho publicou estas informações inicialmente no Luso Jornal, um periódico sediado em França. Agradecemos a disponibilidade para partilhar os dados com o "Portugal 1939-1945"