O "Mouzinho"
(Foto: Livro comemorativo CCN)
Mouzinho
(Portugal)
Capitão: Paulo Batista (?)
Tipo: Vapor de longo curso
Tonelagem: 5830 TB
Proprietário: Companhia Colonial de Navegação
Porto: Luanda
Construção: Kiel, Alemanha (1907)
Eram cerca de 15.30 horas do dia 5 de outubro de 1942 quando o vapor português Mouzinho, de viagem entre o Funchal e São Tomé, recolheu uma baleeira com 32 náufragos do mercante inglês Baron Ogilvy, torpedeado a 29 de setembro pelo U-125.
Apesar de terem a bordo grande número de provisões recolhidas de outros salva-vidas e jangadas, os homens apresentavam-se enfraquecidos e cansados. O Mouzinho, em viagem pelas colónias até Moçambique e regresso, deixou os náufragos na Cidade do Cabo a 21 de outubro. Segundo o relatório do capitão Steven foram muito bem tratados tendo sido feito tudo o que era possível para recuperarem a saúde.
Os tripulantes do navio britânico ofereceram na Cidade do Cabo um relógio ao comandante do vapor português e uma placa comemorativa que foi colocada num dos salões do navio. O Mouzinho transportava entre os passageiros que deixou em Lourenço Marques outros 56 náufragos, de origem indiana, que tinham pertencido ao Clan MacWhirter e estavam a ser repatriados.
Os náufragos a serem recolhidos pelo Mouzinho
(Foto: Jornal "Notícias")
O Baron Ogilvy foi atingido, no espaço de poucos segundos, por dois torpedos disparados pelo U-125 cerca das 10.10 horas de 29 de setembro. Levantou-se uma gigantesca coluna de água que se abateu sobre a coberta onde o efeito das explosão rebentou escotilhas e projectou carga em várias direcções. Alguns dos que desapareceram terão morrida nestes momentos.
As baleeiras encontravam-se danificadas, mas reunidos os sobreviventes foi possível reparar uma que acolheu todos. Rumaram à costa africana, mas foram recolhidos dias depois pelo vapor português.
Carlos Guerreiro
Baron Ogilvy
(GB)
Capitão: John Steven
Tipo: Vapor mercante / Steam Merchant
Tonelagem: 3,391 TB
Proprietário: H. Hogarth & Sons Ltd, Glasgow
Porto: Ardrossan
Construção: Ayrshire Dockyard Co Ltd, Irvine (1926)
Fontes:
National Archives UK, Kew (GB) § Arquivo Histórico da Marinha (PT) § Arquivo Histórico do MNE (PT) § uboat.net § Shipping Company Losses of the Second World War, Ian M. Malcolm § British and Commonwealth merchant ship Losses to Axis submarines 1939-1945, Alan J. Tennent § Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945 § Notícias § Diário de Notícias