Sobreviventes do Amarylis encontrados pelo NRP Gonçalves Zarco

O aviso Gonçalves Zarco

O aviso Gonçalves Zarco
(Foto: Colecção particular)

NRP Gonçalves Zarco
(Portugal)

Capitão: Joaquim Marques Esparteiro (Cap-Frag.)
Tipo: Aviso
Tonelagem: 1784 Tb
Proprietário: Marinha Portuguesa

Porto: Lisboa
Construção: Hawthorn-Leslie (Inglaterra)

Para evitar mal entendidos que em tempo de guerra poderiam ter graves consequências, o aviso Gonçalves Zarco recebeu ordens para fazer a viagem de Moçambique para Portugal afastado da costa sul-africana e foi graças a essa disposição que o navio português encontrou - no dia 9 de dezembro ide 1942, a mais de 50 milhas de terra - uma jangada com seis náufragos do navio panamiano Amarylis.

O comandante do Gonçalves Zarco, capitão de fragata Joaquim Marques Esparteiro calculou que a jangada com os únicos sobreviventes do panamiano tivesse andado à deriva durante mais de 300 milhas nos sete dias em que esperaram por socorro. Foram assistidos a bordo e receberam emprestada roupa de alguns praças antes de serem deixados no porto do Lobito onde foram entregues ao consul inglês daquela cidade angolana. 

Os marinheiros portugueses receberam das autoridades britânicas uma compensação pelo empréstimo das roupas, mas resolveram doar o dinheiro à Cruz Vermelha.

O Amarylis foi afundado por um torpedo às 17.40 horas do dia 2 de dezembro. O ataque foi realizado pelo U-181 que viu o navio partir-se em dois e afundar em cerca de três minutos. Morreram 29 tripulantes. 

Carlos Guerreiro




Amarylis
(Panamá)

Capitão: Stamatios Polemis
Tipo: Mercante a vapor
Tonelagem: 4,328. Tb
Proprietário: Amarylis SS Co Ltd, Panama 

Porto: Panamá
Construção: North of Ireland Shipbuilding Co Ltd, Londonderry (1918)

Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §  Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  § uboat.net  §  Roger Jordan, The Worlds Merchant Fleets - 1939  §  NARA §  Diário de Notícias