Dois salva-vidas do “Ida Knudsen” recolhidos pelo “Altair”

Altair
(Portugal)

Capitão:
Tipo: Vapor de pesca
Tonelagem40
Proprietário: Companhia Portuguesa de Pesca

Porto: Lisboa
Construção: GB, 1920
Acontecimento:No dia 25 de Julho de 1941 recolheu 14 náufragos do navio Norueguês "Ida Knudsen", afundado no dia 21 do mesmo mês, pelo subamrino italiano Torelli.

No dia 27 de julho de 1941 o arrastão “Altair” entrou no porto de Las Palmas, nas Canárias, com 15 náufragos – entre os quais o capitão – do petroleiro norueguês “Ida Knudsen” afundado no dia 21 do mesmo mês por um submarino italiano.

Os náufragos, em duas baleeiras, tinham sido recolhidos no dia 25 ao largo de Casablanca.

 

O afundamento do Ida Knudsen

O “Ida Knudsen” tinha escapado da Noruega pouco antes da invasão alemã em 1940, passando a navegar para os aliados com uma tripulação de marinheiros daquela nacionalidade.

O navio saiu no dia 5 de Port of Spain, em Trinidade e Tobago, com destino a Gibraltar transportando 13 mil toneladas de fuelóleo, com instruções para se encontrar com uma escolta no dia 21, de modo a realizar mais protegido o último troço do percurso.

Em Gibraltar existiam naquela altura apenas duas escoltas que foram desviadas para outra operação, razão porque o “Ida Knudsen” chegou ao local e dia combinados, mas não encontrou qualquer apoio. O capitão decidiu continuar viagem, mas na mesma noite foi atingido por pelo menos quatro torpedos disparados pelo submarino italiano Luigi Torelli, setenta milhas a nordeste da Madeira. Foi enviado um pedido de socorro e dadas ordens para abandonar o navio.

O facto do navio continuar em movimento criou vários problemas aos tripulantes que estavam a tentar lançar as baleeiras e uma delas foi arrastada levando consigo seis homens, quatro deles caíram na água e acabaram por se afogar.

No total foi possível evacuar 33 dos 38 tripulantes em quatro salva-vidas. Dois mantiveram-se juntos e foram recolhidos pelo Altair. Um outro, com 17 homens, arribou no dia 28 de julho em Agadir, Marrocos, tendo os tripulantes sido internados pelos franceses. A última baleeira, com apenas dois náufragos, chegou a Tenerife no dia 9 de Agosto.

Ida Knudsen
(Noruega)

Capitão: Kristoffer Sæbø
Tipo: Navio tanque/ Tancker Ship
Tonelagem: 8913
Proprietário: Knut Knudsen O.A.S. 

Porto:
Construção: Dinamarca, 1925
Destino: Sunk by Italian submarine Luigi Torelli on 25 July 1941. 5 mortos e 33 sobreviventes.




Fontes:

  • Arquivos: Arquivo Histórico do MNE (PT); 
  • Sites: warsailors.com