Náufragos do Medon encontrados pelo Luso

Notícia do Jornal do "O Século"

Notícia do Jornal do "O Século"
(12 de Abril de 1943)

Luso
(Portugal)

Capitão:
Tipo: Vapor de Longo Curso
Tonelagem: 6207  Tb
Proprietário: Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes Lda.

Porto: Lisboa
Construção: Alemanha (1912)

No dia 13 de setembro de 1942, pelas 22.17 horas, o vapor português Luso recolheu uma baleeira que transportava o chefe dos oficiais e 14 tripulantes do vapor britânico Medon, afundado pelo submarino italiano Reginaldo Giuliani a 10 de agosto de 1942.

O Luso dirigia-se para Buenos Aires onde deixou os náufragos, no dia 26 de agosto. A Embaixada Britânica faria um agradecimento público à tripulação do navio português.

O Medon foi torpedeado pelo Reginaldo Giuliani por volta das quatro da manhã do dia 10 de agosto. Nos minutos seguintes o submarino utilizou também a sua artilharia. Com o navio imobilizado, foi ordenado o seu abandono, o que aconteceu em quatro baleeiras.

De manhã o navio continuava a flutuar e alguns tripulantes tentaram regressar, mas quando duas baleeiras se aproximaram o submarino emergiu, fez alguns disparos de artilharia e com um torpedo selou a sorte do Medon. Todos os tripulantes foram recolhidos por navios nas semanas seguintes. Dezasseis deles viram, no entanto, o seu salvador - o britânico Redpool - voltar a ser torpedeado sendo salvos posteriormente por um contratorpedeiro.

Carlos Guerreiro




Medon
(GB)

Capitão: Roland Evans
Tipo: Vapor de carga
Tonelagem: 5915 Tb
Proprietário: Blue Funnel Line, Liverpool
Porto: Liverpool
Construção: Palmer's Shipbuilding & Iron Co, Ldt - Newcastle, UK

Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §  Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  § uboat.net  §  Shipping Company Losses of the second World War, Ian M. Malcolm  §  Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945  §  Diário de Notícias  §  O Século