O “Alferrarede” encontra os sobreviventes do “Lucrecia”

Alferrarede
(Portugal)

Capitão: Armando Lorena
Tipo: Vapor de Longo Curso/ Long course Steamer
Tonelagem/ Tonnage: 1452
Proprietário: Sociedade Geral de Comércio Indústria e Transportes Lda.

Porto: Lisboa
Construção: Geestemunde, 1905
Acontecimento: Recolheu 31 sobreviventes do navio tanque Lucrécia afundado por um submarino

No dia 7 de Julho de 1940, em viagem de Cardiff para o Porto, o navio Alferrarede encontrou, na latitude 49º50’ Norte e longitude 08º07’ Oeste, um vapor meio submerso e perto dele uma baleeira com 31 tripulantes que recolheu a bordo.

Quatro dos tripulantes encontravam-se feridos e um, o imediato, com bastante gravidade. Ao comandante Armando Lorena os tripulantes asseguraram que o seu capitão, Cornelis Smit, tinha morrido na sequência da explosão de um torpedo.

No momento em que recolhiam os náufragos foram sobrevoados por vários aviões britânicos, que foram informados por sinais do que estava a acontecer. Também por sinais os portugueses receberam ordens para não utilizar o rádio, razão porque não foi feita qualquer informação de perigo para a navegação apesar do “Lucrecia” continuar apenas parcialmente submerso.

O Alferrarede deixou para trás a baleeira que se encontrava partida, mas recolheu uma jangada que se encontrava a flutuar nas imediações, que posteriormente seria entregue na alfândega.

No dia seguinte, pelas 21 horas, foi declarado o óbito do imediato Johannes de Vries, holandês de 40 anos, que ficara gravemente ferido durante o ataque. O corpo foi lançado ao mar pelas sete da manhã do dia seguinte após as cerimónias habituais.

O Alferrarede chegou ao Porto no dia 10 de Julho de 1940, local onde entregou os 30 sobreviventes às autoridades.

 

Ao afundamento do Lucrecia

O “Lucrecia”, um navio tanque holandês ao serviço da companhia Shell, viajava entre Curaçau e Falmouth, no Reino Unido, transportando óleos combustíveis quando foi atingido por um torpedo a estibordo disparado pelo U-34 por volta das 7.14 horas. A explosão, que se deu sob a ponte de comando, terá matado o comandante, quebrou-lhe a quilha e incendiou o tanque de combustível da proa.

A tripulação abandonou de imediato o navio que se começou a afundar lentamente, ficando depois a flutuar apenas parcialmente submerso.

O fumo do incêndio atraiu vários aviões – um patrulha oriundo de St. Eval e dois Sunderland,s - e terá também atraído a atenção o Alferrarede que segundo o site U-boat.net terá sido avistado pelo U-34 que, no entanto, devido à ameaça aérea não terá sequer tentado fazer uma identificação ou um ataque.

C. G.

Lucrecia
(Holanda, Dutch)

Capitão: Cornelis Smit
Tipo: Navio tanque
Tonelagem: 2584 
Proprietário: Curaçaoshe Scheepvaart Mij

Porto: Willemstad
Construção: Itália, 1928
Destino: Afundado pelo U-34 a 7 de Julho 1940




Fontes:

  • Arquivos: National Archives UK, Kew (GB); Arquivo Histórico da Marinha (PT); Arquivo Histórico do MNE (PT); NARA (USA) 
  • Sites: uboat.net; wreksite.eu; wikipedia.org;
  • Livros & Publicações: Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945;