Dez sobreviventes do James W. Denver encontrados pelo Albufeira

Quirino de Carvalho, capitão do Albufeira, a ser homenageado na Legação do EUA - (Foto: O Século)

Quirino de Carvalho, capitão do Albufeira, a ser homenageado na Legação do EUA
(Foto: O Século)

Albufeira
(Portugal)

Capitão: Quirino Luiz de Carvalho
Tipo: Vapor de de Pesca do Alto
Tonelagem: 314,59 TB
Proprietário: Companhia Portuguesa de Pesca

Porto: Lisboa
Construção: Inglaterra (1916)

No dia 4 de maio de 1943, às 23 horas, os tripulantes do vapor de pesca português Albufeira recolheram dez sobreviventes do cargueiro americano James W. Denver, afundado a 11 de abril pelo U-195. Os sobreviventes encontrava-se muito fatigados depois de quase um mês no mar, tendo sido necessária a ajuda dos portugueses para os içar para bordo.

O Albufeira, que se apercebeu da presença dos náufragos depois destes dispararem very-lights, atracou em Lisboa pelas 6 horas do dia 10 de Maio. Pelo caminho os portugueses deram aos americanos parte da sua roupa, cederam camas e racionaram alimentação que era pouca, pois estavam de regresso de uma campanha de pesca no Cabo Branco, perto da Mauritânia.

O James W. Denver foi torpedeado pelo U-195 às 20.41 horas do dia 11 de abril de 1943. Tratava-se de um Liberty Ship que fazia a viagem inaugural e que sofreu problemas de sobre-aquecimento das máquinas que o obrigaram a abandonar o comboio UG.7 no qual estava integrado. Os 69 tripulantes conseguiram abandonar o navio em cinco salva-vidas antes deste ser atingido por novo torpedo.

Para além da baleeira recolhida pelo Albufeira, as restantes foram encontradas por navios espanhóis ou arribaram na costa africana. Foram registados duas mortes, uma a bordo do salva-vidas encontrado pelos portugueses e outra num hospital em Gibraltar, para onde foram transferidos os sobreviventes recolhidos pelo vapor castelhano Juan.    

No dia 16 de outubro de 1943 o capitão do arrastão português foi homenageado durante uma cerimónia que teve lugar na Legação dos Estados Unidos da América em Lisboa. Quirino de Carvalho recebeu um relógio em ouro e os tripulantes também foram presenteados com outros objectos.

Carlos Guerreiro

James W. Denver
(EUA)

Capitão: Everett William Staley
Tipo: Mercante a vapor
Tonelagem: 7,200 Tb
Proprietário: Calmar SS Co Inc, Nova Iorque

Porto: Baltimore
Construção: Bethlehem-Fairfield Shipyards Inc, Baltimore MD (1943)




Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §   Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  §  uboat.net  §  NARA § Robert J. Cressman, The Official Chronology of the U. S. Navy in World War II, USA, Uncommon Valor Reprint Edition, 2016 §  Diário de Notícias  §  O Século