O Mouzinho recolheu os sobreviventes do Baron Ogilvy

fotografia do navio Nyassa

O "Mouzinho"
(Foto: Livro comemorativo CCN)

Mouzinho
(Portugal)

Capitão: Paulo Batista (?)
Tipo: Vapor de longo curso
Tonelagem: 5830 TB
Proprietário: Companhia Colonial de Navegação 

Porto: Luanda
Construção: Kiel, Alemanha (1907)

Eram cerca de 15.30 horas do dia 5 de outubro de 1942 quando o vapor português Mouzinho, de viagem entre o Funchal e São Tomé, recolheu uma baleeira com 32 náufragos do mercante inglês Baron Ogilvy, torpedeado a 29 de setembro pelo U-125.

Apesar de terem a bordo grande número de provisões recolhidas de outros salva-vidas e jangadas, os homens apresentavam-se enfraquecidos e cansados. O Mouzinho, em viagem pelas colónias até Moçambique e regresso, deixou os náufragos na Cidade do Cabo a 21 de outubro. Segundo o relatório do capitão Steven foram muito bem tratados tendo sido feito tudo o que era possível para recuperarem a saúde.

Os tripulantes do navio britânico ofereceram na Cidade do Cabo um relógio ao comandante do vapor português e uma placa comemorativa que foi colocada num dos salões do navio. O Mouzinho transportava entre os passageiros que deixou em Lourenço Marques outros 56 náufragos, de origem indiana, que tinham pertencido ao Clan MacWhirter e estavam a ser repatriados.

Os náufragos a serem recolhidos pelo Mouzinho

Os náufragos a serem recolhidos pelo Mouzinho
(Foto: Jornal "Notícias")

O Baron Ogilvy foi atingido, no espaço de poucos segundos, por dois torpedos disparados pelo U-125 cerca das 10.10 horas de 29 de setembro. Levantou-se uma gigantesca coluna de água que se abateu sobre a coberta onde o efeito das explosão rebentou escotilhas e projectou carga em várias direcções. Alguns dos que desapareceram terão morrida nestes momentos.

As baleeiras encontravam-se danificadas, mas reunidos os sobreviventes foi possível reparar uma que acolheu todos. Rumaram à costa africana, mas foram recolhidos dias depois pelo vapor português. 

Carlos Guerreiro

 

Baron Ogilvy
(GB)

Capitão: John Steven
Tipo: Vapor mercante / Steam Merchant
Tonelagem: 3,391 TB
Proprietário: H. Hogarth & Sons Ltd, Glasgow 

Porto: Ardrossan
Construção: Ayrshire Dockyard Co Ltd, Irvine (1926)







Fontes:

National Archives UK, Kew (GB) § Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  § uboat.net  §  Shipping Company Losses of the Second World War, Ian M. Malcolm §  British and Commonwealth merchant ship Losses to Axis submarines 1939-1945, Alan J. Tennent  § Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945  §  Notícias  §  Diário de Notícias