O Lima recolheu os sobreviventes do americano City of Flint

fotografia do navio Nyassa

.

.

.

.Recolha de náufragos dos navios americanos City of Flynt e Julia Ward Howe.
(Imagem: Revista "Vida Mundial")

NRP Lima
(Portugal)

Capitão: Capitão-Tenente Sarmento Rodrigues
Tipo: Contratorpedeiro
Tonelagem: 1563 Tb
Proprietário: Marinha Portuguesa
Porto: Lisboa
Construção: Yarrow, Inglaterra (1933)

O contratorpedeiro NRP Lima encontrava-se em Ponta Delgada, a 26 de Janeiro de 1943, quando receberam informação de um pedido de socorro enviado por uma mensagem de rádio pelos náufragos do navio americano City of Flint, afundado pelo U-575 no dia anterior.

O navio português teria de percorrer cerca de 300 milhas até ao local, mas antes de chegar, por volta das quatro da manhã do dia 28, foram avistadas luzes brancas e very-lights. Verificou-se que eram duas baleeiras rebocando cada uma delas uma jangada, com um total de 71 pessoas que pertenciam ao Julia Ward Howe, outro cargueiro americano, também afundado por um submarino alemão, o U-442.

O NRP Lima prosseguiu as buscas e pelas 08.30 horas avistou uma embarcação com os primeiros 16 náufragos do City of Flint. Seguindo as indicações do náufragos avistaram mais dois salva-vidas, respectivamente às 10.14 e 11.35 horas, ambos com 16 homens cada um. Tentaram ainda localizar uma quarta baleeira com apoio da Aviação Naval mas a 30 de janeiro receberam notícias de novo afundamento, 150 milhas a sudoeste do Faial. Os portugueses dirigiram-se para a zona, mas não obteriam resultados positivos.

Com pouco combustível voltaram para Ponta Delgada, mas esperavam-nos grandes dificuldades. Com 119 náufragos a bordo o Lima enfrentou uma forte tempestade e uma avaria nas caldeiras que quase causaram o seu naufrágio. Ficou exposto às ondas, “durante 45 minutos, atravessado ao mar, chegando a dar 67 graus de balanço e adormecendo apesar de ter, por precaução, enchido de água os tanques de nafta”, esclarece um relatório que se encontra na Torre do Tombo.

City of Flint
(EUA)

Capitão/Captain: Joseph Gainard
Tipo/ Type: Mercante a vapor - Steam merchant
Tonelagem/Tonnage: 4,963 Tb  Gt
Proprietário/Owner: Moore-McCormack SS Co

Porto/Homeport: Filadélfia - Philadelphia
Construção/Built: American International Shipbuilding Corp (1920)

 One of the lifeboats found during the searches and the shipwrecked on land - Photo: Vida Mundial Ilustrada Magazine

Um dos salva-vidas e os náufragos em terra
(Foto: Revista Vida Mundial Ilustrada)

fotografia do navio Nyassa

Quando entrou no porto apresentava um sem número de estragos em que se incluíam uma baleeira perdida e outra avariada; o bote arrombado; um turco retorcido; toda a balaustrada de bombordo arrasada; o portaló do mesmo bordo levado pelo mar; grande parte do mobiliário das câmaras dos oficiais, sargentos e enfermaria partidos; telefonia completamente destruída; o rádio goniómetro avariado; um dos tanques de nafta fazendo água e vários cunhetes de munições levados pelo mar. Um dos marinheiros da guarnição partiu uma perna e vários náufragos também sofreram ferimentos.

Tanto o City of Flint como o Julia Ward Howe tinham integrado o comboio UG.4, saído de Nova Iorque a 13 de Janeiro de 1943. Atingidos por uma tempestade o primeiro, com carga mal acondicionada, abandonou o comboio. Às 22 horas do dia 25 foi avistado pelo U-575 cujo torpedo incendiou o óleo e a gasolina transformando a proa numa tocha. A tripulação mal chegara aos quatro salva-vidas quando outro torpedo deu o golpe de misericórdia. Dois tripulantes e quatro artilheiros perderam a vida. O cozinheiro, Robert Daigle, foi aprisionado e os restantes 58 sobreviventes ficaram à espera de salvação. Três salva-vidas mantiveram-se juntos, mas o quarto afastou-se. Foi de uma das baleeiras, equipada com rádio de emergência, que foi enviada a mensagem captada pelos portugueses.

Carlos Guerreiro

Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §  Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  §  uboat.net §  Vida Mundial Ilustrada §  Manuel Maria Sarmento Rodrigues (capitão-tenente), Contratorpedeiro Lima – Relatório do comandante de 15 a 31 de janeiro de 1943, Lisboa, Colecção Documentos – Edição Cultural da Marinha, 2005  §  Diário de Notícias. §