Sobreviventes do Aelybryn salvos pelo Lourenço Marques

fotografia do navio Nyassa

Navio Lourenço Marques
(Postal de autor desconhecido)

Lourenço Marques
(Portugal)

Capitão:
Tipo: Vapor de Passageiros
Tonelagem: 6,281 Tb
Proprietário: Companhia Nacional de Navegação (CNN) 

Porto: Lisboa
Construção: Blohm & Voss, Alemanha (1905)

No dia 14 de março de 1943 os tripulantes do paquete Lourenço Marques seguiam da cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, para a Cidade do Cabo, na África do Sul, quando pelas 17.20 horas avistaram uma embarcação salva-vidas que tinha a bordo 33 sobreviventes do cargueiro inglês Aelybryn, afundado quatro dias antes.

Os náufragos fizeram sinais com foguetes vermelhos durante algum tempo, mas o sol terá impedido serem vistos mais cedo. Os britânicos chegaram a acreditar que o navio se retiraria sem os acolher.

Uma hora depois estavam a bordo e seguiram para a Cidade do Cabo onde chegaram no dia 17. No porto ficaram o capitão, seis oficiais, 26 tripulantes e também o salva-vidas que tinham recolhido.

No regresso a Lisboa, que aconteceu a 11 de abril, o Lourenço Marques embarcou no Funchal nove náufragos do navio belga Moanda que tinham arribado à Madeira semanas antes.

O Aelybryn foi atingido por dois torpedos disparados pelo U-160 às 23.10 horas do dia 11 de março de 1943. Após o ataque os alemães questionaram os sobreviventes, mas terão compreendido mal o nome do navio pois registraram o afundamento como sendo o americano Arian

Carlos Guerreiro

Aelybryn (GB)

Capitão: Harold William Brockwell
Tipo: Vapor mercante
Tonelagem: 4,986 Tb
Proprietário: Ambrose, Davies & Matthews Ltd, Swansea

Porto: Londres
Construção: Sir James Laing & Sons Ltd, Sunderland (1938)




Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §  Torre do Tombo  §  Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  uboat.net  §  Alan J. Tennent, British and Commonwealth merchant ship Losses to Axis submarines 1939-1945, Gloucestershire, Sutton Publishing, 2001 §  Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945