Águas portuguesas serviram de treino a navios alemães

Navio draga minas alemão em águas portuguesas dos Açores
(Fotografia particular de António Fragoeiro )

O clima temperado, águas calmas e hospitalidade dos locais portugueses são factores atraentes e a ter em contas às diferentes marinhas de guerra que procuram um local calmo para treinarem ou simplesmente para formarem os seus marinheiros. Para além das habituais visitas de navios norte-americanos e ingleses, também os alemães eram uma visão relativamente comum em águas portuguesas durante a década de 30, sendo usuais os avistamentos de diferentes tipos de navios de guerra germânicos.

No ano de 1937, numa altura em que já decorria a Guerra Civil Espanhola, uma não tão conhecida ou não mencionada em "tabloids" , passagem de um comboio naval alemão que se dirigia de regresso ao porto de origem de Kiel, Alemanha, foi registada fotograficamente por um dos marinheiros e tripulantes de um dos navios.

Não são conhecidos os motivos concretos desta "visita" ou mera passagem por águas portuguesas, apenas se sabendo que o "comboio naval" se encontrava a caminho do porto de Kiel, após uma missão de treino e formação sobre técnicas de busca e desminagem.

 

António Fragoeiro

Comboio naval alemão com destino a Kiel, Alemanha 
(Fotografia particular de António Fragoeiro )




 

Fontes/ Sources:

  • Arquivos: National Archives UK, Kew (GB); Arquivo Histórico da Marinha (PT); Arquivo Histórico do MNE (PT); 
  • Sites: uboat.net; 
  • Livros: Shipping Company Losses of the second World War, Ian M. Malcolm; Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945;