Os tripulantes do Julia Ward Howe foram salvos pelo Lima

fotografia do navio Nyassa

.

.

.

Funeral do engenheiro-chefe do Julia Ward Howe que morreu a bordo do NRP Lima.
(Imagem: Revista "Vida Mundial")

NRP Lima
(Portugal)

Capitão: Capitão-Tenente Sarmento Rodrigues
Tipo: Contratorpedeiro
Tonelagem: 1563 Tb
Proprietário: Marinha Portuguesa
Porto: Lisboa
Construção: Yarrow, Inglaterra (1933)

O contratorpedeiro NRP Lima encontrava-se em Ponta Delgada, a 26 de Janeiro de 1943, quando ali chegou um pedido de socorro através de uma mensagem de rádio enviada pelos náufragos do navio americano City of Flint, afundado pelo U-575 um dia antes.

O navio português teria de percorrer cerca de 300 milhas até ao local, mas antes de chegar, por volta das quatro da manhã do dia 28, foram avistadas luzes brancas e very-lights. Verificou-se que eram duas baleeiras rebocando cada uma delas uma jangada, com um total de 71 pessoas que pertenciam ao Julia Ward Howe, outro cargueiro americano, também afundado por um submarino alemão, o U-442.

Após recolher os náufragos o Lima prosseguiu as buscas e pelas 08.30 horas avistou uma primeira embarcação com 16 náufragos do City of Flint. As buscas continuaram seguindo as indicações dos recém recolhidos e avistaram-se mais dois salva-vidas, respectivamente às 10.14 e 11.35 horas, cada um também com 16 homens. Tentaram ainda localizar uma quarta baleeira com apoio da Aviação Naval só que a 30 de Janeiro recebeu notícias de mais um afundamento, 150 milhas a sudoeste do Faial e dirigiu-se para a zona. Não viram mais ninguém. Os dez náufragos da última baleeira foram achados pelo HMS Quadrant 46 dias depois do ataque quando um homem já tinha morrido a bordo.

Com pouco combustível voltou para Ponta Delgada, mas esperavam-nos grandes dificuldades. Com 119 náufragos a bordo enfrentou uma forte tempestade e uma avaria nas caldeiras, que quase fizeram naufragar o próprio Lima. Ficou exposto às ondas, “durante 45 minutos, atravessado ao mar, chegando a dar 67 graus de balanço e adormecendo apesar de ter, por precaução, enchido de água os tanques de nafta”, esclarece um relatório que se encontra na Torre do Tombo.

Julia Ward Howe
(EUA)

Capitão: Andrew A. Hammond
Tipo: Vapor Mercante  /.  Steam merchant
Tonelagem: 7,176 Tb
Proprietário: American-West African Line Inc

Porto: Portland
Construção: New England Shipbuilding Corp (1942)

Um dos salva-vidas e os náufragos em terra (Foto: Revista Vida Mundial Ilustrada)

Um dos salva-vidas e os náufragos em terra
(Foto: Revista Vida Mundial Ilustrada)

fotografia do navio Nyassa

Quando entrou em Ponta Delgada apresentava um sem número de estragos onde se incluem uma baleeira perdida e outra avariada; o bote arrombado; um turco retorcido; toda a balaustrada de bombordo arrasada; o portaló do mesmo bordo levado pelo mar; grande parte do mobiliário das câmaras dos oficiais, sargentos e enfermaria partidos; telefonia completamente destruída; o rádio goniómetro avariado; um tanque de nafta fazendo água e vários cunhetes de munições desaparecidos. Um dos marinheiros da guarnição partiu uma perna e vários náufragos também sofreram ferimentos.

Tanto o City of Flint como o Julia Ward Howe tinham integrado o comboio UG.4, saído de Nova Iorque a 13 de Janeiro de 1943. Atingidos por uma tempestade o Julia Ward Howe não conseguiu acompanhar os restantes navios e seguia sozinho quando, pelas 18.07 horas do dia 27 de janeiro, foi atingido por um torpedo disparado pelo U-442. A tripulação abandonou o navio em duas baleeiras e o submarino emergiu interrogando um dos oficiais. O Lima viria a recolhê-los na manhã seguinte, mas o engenheiro-chefe morreria a bordo devido a ferimentos sofridos durante ataque.

Carlos Guerreiro

Fontes:

National Archives UK, Kew (GB)  §  Arquivo Histórico da Marinha (PT)  §  Arquivo Histórico do MNE (PT)  §  uboat.net  §  Vida Mundial Ilustrada §  Manuel Maria Sarmento Rodrigues (capitão-tenente), Contratorpedeiro Lima – Relatório do comandante de 15 a 31 de janeiro de 1943, Lisboa, Colecção Documentos – Edição Cultural da Marinha, 2005  §  Diário de Notícias. §