Coelho, Norberto

 

 

Civil a viver em França

Local de Nascimento – Vila Facaia, Leiria
Data de Nascimento – 01/06/1906
Data de falecimento – 28/06/1944
Pai – 
Mãe – Maria Avelina Coelho

Norberto Coelho trabalhava como madeireiro em França e vivia no lugar de Campazieux, na comuna de St. André d’Allas, quando foi capturado e fuzilado por tropasde uma coluna militar alemã que atravessou aquela zona em 28 de junho de 1944.

Segundo apuraram as autoridades francesas os alemães reuniram três portugueses - Manuel das Neves, Norberto Coelho e João Fernandes de Barros - e obrigaram-nos “a acompanhá-los a um bosque da vizinhança”. Pouco depois ouviram-se tiros.

Só no dia seguinte a locatária de dois deles se sentiu segura para sair de casa. No bosque encontrou os portugueses mortos fuzilados. Próximo estava também o corpo de um holandês - M. Siebrugh - que vivia igualmente naquela aldeia. 

Os portugueses terão sido roubados pelos alemães. A casa de Norberto Coelho foi pilhada e numa carteira foram encontrados 320 francos, mas as autoridades francesas acreditam que foi roubado muito mais dinheiro, tanto a ele como a Manuel da Neves - já que ambos partilhavam a mesma habitação. De João Fernandes de Barros também foi roubado dinheiro.

O desembarque aliado do Dia-D tinha acontecido semanas antes e são várias as colunas alemãs que avançaram pela França para as enfrentar. Estas tropas foram também atacadas por grupos de resistentes franceses durante as deslocações e envolveram-se ainda em ataques e pilhagens que tiveram a população civil como alvo.

Os corpos foram sepultados no cemitério de Saint André d’Allas.

De Norberto Coelho sabia-se ainda que a mãe, Maria Avelino Coelho Pinheiro, e vivia em Bolim, Lameira, em Figueiró dos Vinhos. Em França, tal como os outros portugueses, trabalhava como lenhador na Societé d’Explotations Forestiéres. 

Um protesto foi enviado pelas autoridades portuguesas à Legação da Alemanha em Lisboa “reservando-se o direito de pedir por elas justa e adequada indemnização”.

Carlos Guerreiro

Fontes

Arquivo Histórico-Diplomático, MNE  §