Pessa, Fernando

 

 

Civil a viver no Reino Unido

Local de nascimento – Vera Cruz, Aveiro
Data de nascimento – 15/04/1902

Data de falecimento – 29/04/2002 
Pai –Adriano Luís de Oliveira Pessa
Mãe –Maria Betânia Catela de Miranda Pinto

Fernando Pessa

Fernando Pessa
(Folheto de propaganda BBC)

Fernando Pessa foi o mais popular locutor da secção portuguesa da BBC, em Londres. As emissões desta rádio inglesa eram acompanhadas por uma grande número de portugueses que a consideravam uma das mais credíveis fontes de informação da época.

Pessa tinha sido locutor da Emissora Nacional, Em Lisboa, antes de ser convidado pela BBC, em 1938, onde se juntou à recém criada secção portuguesa.

“Aqui Londres, A BBC chama Portugal” era a frase de arranque para a transmissão de notícias, música ou rubricas que faziam as delícias da população portuguesa. Estas emissões aconteciam apenas a algumas horas do dia.

Uma das rubricas que o tornaram popular chamava-se o “Retiro da Blitz”, onde Pessa interpretava fados com letras jocosas que tinham especialmente Hitler por alvo. A mais popular destas cantigas terá sido o “Compadre Adolfo”. Outro momento alto é a descrição, em forma de crónica, de um ataque nocturno a Londres pelos aviões da Luftwaffe.

Para além de Pessa também integravam a BBC portuguesa nomes como Herbert Dagge, António Pedro ou Francisco Mata.

No princípio da guerra os estúdios da BBC Portugal estiveram em Evesham, nos arredores de Londres, e mais tarde foram transferidos para dentro da cidade, escapando por pouco a alguns dos ataques à bomba realizados pelos alemães.

Fernando Pessa regressaria mais tarde Portugal e integraria os quadros da RTP one fez reportagens e crónicas que também tinham grande notoriedade entre os telespectadores. Sempre a trabalhar viveu até aos cem anos.

C. G.

Fontes

Arquivos RTP  §  Infopédia   §

 

Oiça Fernando Pessa Aqui