Oliveira, José (e família)

 

 

Civil a viver em França

Local de nascimento – Sabachina (?)
Data de nascimento – 20/03/1900

Data de falecimento – 27/05/1944 
Pai –
Mãe –

Atestado de óbito de José Oliveira -  Death certificate of José Oliveira

Atestado de óbito de José Oliveira

José Oliveira e a família morreram a 27 de maio de 1944 vítima dos bombardeamentos Aliados que nesta data tiveram como alvo as baterias de costa localizadas em Saint-Valery-en-Caux, uma localidade entre Dieppe e Le Havre, no Norte de França.

O português - pedreiro de profissão - morreu quando a casa em que vivia, no número 12 da Rue d’Ectot, foi atingida por bombas por volta das 13 horas. Com ele faleceram também Suzanne Marie Romain, a esposa de 33 anos, e os dois filhos, Joseph (de nove anos) e Michel (de oito meses).

Atestados de óbito de Joseph e Michel Oliveira.

Durante o dia e a noite e 27 de maio de 1944 há registo de vários ataques a Saint-Valery-en Caux tanto por bombardeiros americanos B-24 - durante o dia - como por Lancaster britânicos - durante a noite e madrugada de 28. Tendo em conta a hora a que foi atingida a habitação da familia Oliveira, a responsabilidade pelas mortes deverá ser atribuída aos aviões norte-americanos.

A comuna de Saint-Valery-en-Caux foi, durante a II Guerra Mundial, alvo de vários ataques que demoliram as habitações locais e causaram dezenas de mortos. Em maio/junho de 1940 registaram-se intensos combates entre forças francesas e alemãs que destruíram cerca de 70 por cento das habitações. Em 1944, devido às baterias de costa ali instaladas, a localidade foi alvo de diversos ataques aéreos pouco antes dos desembarques Aliados de 6 de Junho de 1944.

Carlos Guerreiro 

 

Nota: Agradeço a colaboração do historiador Raphaël Distante, de Saint-Valery-en-Caux, que simpaticamente nos enviou informação e cópias dos documentos que aqui reproduzimos.