Chegada da esquadra alemã a Lisboa

Entrada do Cruzador Köln em Lisboa
(Fotografia particular de António Fragoeiro )

"Os nossos navios vêm aí, os nossos navios vêm aí" dizia-se entre os civis residentes da comunidade alemã de Lisboa, enquanto multidões de portugueses e outros cidadãos internacionais se deslocavam em direcção ao Porto Conde Rocha de Óbidos para se maravilharem com as mais recentes tecnologias navais da Alemanha.

Comandado por "Theodor Burchardi", o cruzador Köln, juntamente com o couraçado "Graf Spee" e outros oito navios, entraria em águas do porto de Lisboa na manhã de 6 de Maio de 1939, para uma visita que deixaria uma imponente impressão do crescente poderio naval alemão. Na agenda da visita, haveria bailes e recepções a altos dignatários políticos e militares, passeios pela capital portuguesa e o depósito de uma coroa de flores no Monumento aos Mortos Portugueses na Grande Guerra, acto esse, presenteado pelo Almirante Boehm.

Na fotografia original de época (colecção António Fragoeiro) que disponibilizamos nesta página, diferentes e curiosos detalhes podem ser observados, como civis, elementos da Juventude Hitleriana "armados" com bandeiras e braçadeiras que os perfeitamente identificam no cais e a estrutura metálica de suporte colocada no convés do "Koln", onde seria colocada a "vela" de verão.

 

António Fragoeiro




 

Fontes/ Sources:

  • Arquivos: National Archives UK, Kew (GB); Arquivo Histórico da Marinha (PT); Arquivo Histórico do MNE (PT); 
  • Sites: uboat.net; 
  • Livros: Shipping Company Losses of the second World War, Ian M. Malcolm; Lista dos Navios da Marinha Portuguesa, datas 1939 a 1945;