Planador Horsa (LH122) aterra na praia de Vieira de Leiria

O Horsa LH122 na praia de Vieira de Leiria <br /> <span style="font-size: x-small">(Foto: Autor desconhecido/C. de Modelismo da Região de Leiria)</span>

O Horsa LH122 na praia de Vieira de Leiria
(Foto: Autor desconhecido/C. de Modelismo da Região de Leiria)

Outra imagem do Horsa LH122 a ser retirado da praia de Vieira de Leiria <br /> <span style="font-size: x-small">(Foto: Autor desconhecido/C. de Modelismo da Região de Leiria)</span>

Outra imagem do Horsa LH122 a ser retirado da praia de Vieira de Leiria
(Foto: Autor desconhecido/C. de Modelismo da Região de Leiria)

Os aviões caídos eram local de peregrinação  <br /> <span style="font-size: x-small">(Foto: Colecção pessoal) </span>

Os aviões caídos eram uma atracção para os locais
(Foto: Colecção pessoal)

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

23-08-1943

Entre Leiria e Marinha Grande

Royal Army        Glider Pilot Regiment

Airspeed Horsa I (Planador)     LH122

 

Portreath (GB) → Norte de África

 

Sgt       Leonard Wright                             GB

S/Sgt    Leslie Ridings                               GB

Sgt       Cristopher Bruce Robinson           GB




O planador participava na missão Beggar/Turkey Buzzard que tinha como objetivo transportar planadores entre o Reino Unido e o Norte de África para reforçar o número de planadores Waco do 1º Regimento pára-quedista do EUA.

O avião que fazia o reboque deste aparelho - o quadrimotor Halifax DK198 - teve uma avaria e foi obrigado a soltar o planador para conseguir chegar a Gibraltar. O Horsa por seu lado aterrou na praia de Vieira de Leiria em Portugal.

Os tripulantes foram detidos pela Guarda Fiscal que os entregou à Polícia de Segurança Pública de Leiria. Foram hospedados no Hotel Liz. Na manhã seguinte os três homens seguiram para Lisboa sob escolta. A PVDE encaminhou-os depois para Elvas onde chegaram no dia 9 de setembro. Não foi possível determinar quanto tempo ficaram internados e a data em que foram repatriados.

O Alferes-aviador Feliciano Gomes deslocou-se ao local para proceder à desmontagem do aparelho que tinha ficado junto à rebentação e estava a ser batido pelas ondas.

Para o levar até à estrada, que ficava a cerca de 3,5 quilómetros foram contratados várias trabalhadores marítimos e juntas de bois. A operação levou dois dias. Com a colaboração do engenheiro Kuandall, das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA), foi construído e montado um rodado que permitiu realizar a última fase do transporte sem que este sofresse danos. 

Fontes:
* 295 Sqn ORB - National Archives UK - London, Kew
* Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros - Portugal
* Arquivo Histórico e Militar
* Ludovic Louis
* Clube de Modelismo da Região de Leiria

Len Wright e Leslie Ridings em Elvas <br /> <span style="font-size: x-small">(Foto: Ludovic Louis)  )</span>

Len Wright e Leslie Ridings em Elvas
(Foto: Ludovic Louis) )

Leslie Ridings em Elvas <br /> <span style="font-size: x-small">(Foto: Ludovic Louis)  )</span>

Leslie Ridings em Elvas
(Foto: Ludovic Louis) )




A operação de desmontagem correu sem grandes problemas e para o transporte até uma base militar a fuselagem foi montada sobre rodados construídos no local e depois rebocada por um camião.

No pinhal de Leiria foi ainda recuperado o cabo de reboque que ligava o Horsa ao Halifax.

Vários relatórios da polícia portuguesa referem o aparecimento na praia de dois planadores nesse dia, mas o internamento de apenas três tripulantes. Durante as investigações que realizei há alguns anos nos registos operacionais da do esquadrão 295 da RAF - que voava quadrimotores Halifax - tinha encontrado apenas a perda de um planador nesta data.

Durante algum tempo acreditei que uma possível explicação para o aparecimento de dois planadores estaria relacionada com a perda do Horsa DP329 e do Halifax DJ994, que tinham amarado perto da costa portuguesa a 16 de agosto de 1943. Os tripulantes de ambas as aeronaves tinham sido recolhidas por um barco de pesca espanhol que os levou para Bilbao.

Sendo o planador de madeira coloquei a hipótese deste ter flutuado até à nossa costa arribando na praia no mesmo dia que o outro. Documentos que consultei recentemente no Arquivo Histórico e Militar - e que desconhecia aquando da feitura do livro “Aterrem em Portugal!” - desmentem essas informações e confirmam a presença de apenas um planador região.

Leslie Ridings morreu em missão a 07-06-1944 durante as operações do "Dia D”.

Carlos Guerreiro