Halifax (LK966) amarou ao largo de Lisboa

O Bristol Blenheim depois de chegar à praia  (Photo: Rex Walton)

Tripulação do Halifax LK966 em Lisboa.
Da esq. para a dir., atrás: F/O Freddie Clarkson; F/Sgt Alan Murray; F/O Charlie Crawford (Captain); S/Sgt Bob Nuttall; F/O J (Mac) Barstow; F/Sgt Jack Hough.
Frente: Sgt Ken Bassett; F/Sgt Albert Lewis; Sgt John Nichols.

(Foto: Fredie Clarkson - Tripulação identificada por Peter Rackliff)

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

24-11-1944

No mar - frente a Lisboa

RAF     520 Sqn

Handley Page Halifax V     LK966

 

Gibraltar → Gibraltar

             

F/O      Eric Clarkson          GB

F/O      Charles Crawford    GB

F/O      J. M. Barstow         GB

F/Sgt    J. Hough                GB

F/Sgt    R. Nuttall               GB

F/Sgt    A. Lewis                 GB

F/Sgt    A. Murrie                GB

Sgt       K. Basset                 GB

Sgt       J. Nichols                GB




A tripulação estava a operar a partir de Gibraltar numa curta operação meteorológica nocturna quando o motor exterior de estibordo começou a ter problemas e teve de ser colocado em situação de moinho.

O chefe de tripulação deu ordem para atirar fora todo o equipamento que estivesse solto, incluindo as munições, e decidiu regressar à base, mas um pouco mais tarde outro motor também falhou sem aviso prévio. O F/O Crawford assumiu os comandos e como chegar a Gibraltar lhe parecia difícil resolveu mudar a rota para a costa portuguesa , acreditando que podia aterrar em Lisboa.

Quando avistaram a costa o motor interior também começou a vibrar com grande intensidade e o coamdante decidiu amarar com dois motores a funcionar do que aterrar com apenas um. 

Conseguiu fazer a manobra com grande mestria aproveitando a vaga, mas o nariz acabou por se partir permitindo a entrada de uma onda na fuselagem. Quando a entrada de água abrandou os tripulantes conseguiram escapar pelas escotilhas para o bote principal, retirando ainda diversos outros botes mais pequenos espalhados ao longo do aparelho e outro equipamento.

Apesar de terem enviado vários pedidos de socorro que chegaram a Gibraltar, nenhum foi ouvido pelas autoridades portuguesas que só tiveram conhecimento do acidente através da comunicação de um navio tanque ou de uma traineira espanhola que repetiu o pedido feito pelo avião. No mar encontrava-se, no entanto, o patrulha "Albéria" cuja tripualção avistou o aparelho em dificuldades e o tentou seguir com o objectivo de ajudar.

Nos botes os tripulantes disparavam very-ligths vermelhos a intervalos tentando chamar a atenção de alguma embarcação. Nas proximidades encontrava-se a traineira "Exportador II" que suspendeu a faina e seguiu na direcção dos foguetes encontrando 3 botes ao largo do Cabo da Roca. Os aviadores foram recolhidos - tal como os botes - e foi-lhes dado roupa seca e cognac. 

Os tripulantes tentaram ainda prender um cabo ao avião que flutuava, mas aquele partiu-se e o Halifax desapareceu rapidamente sob as águas.

Quando chegaram ao porto foram levados para terra num barco a motor, sendo entregues no Centro de Aviação Naval do Bom Sucesso onde foram servidos de café e biscoitos, para além de vinhos do Porto e da Madeira. Também se encontrava na base o Almirante Gago Coutinho que assistiu ao desembarque dos aviadores.

Posteriormente os aviadores foram escoltados para a Embaixada Britânica , ficando depois hospedados no Hotel Bristol de onde saíram no dia 29 de Novembro para serem repatriados.

Fontes:
* Eric Clarkson
*Peter Rackliff
* Arquivo da Marinha
* 520 Sqn ORB - National Archives UK - London, Kew