C-47 (41-18353) amarou ao largo de Portugal

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

11-11-1942

Ao largo de Portugal (Mar)

USAAF    64Th TCG

Douglas C-47 Skytrain        41-18353

 

St. Eval (GB) → Argélia

 

Capt    D. O. Holingsworth       USA

T/Sgt   F. Judd                           USA

2 Lt     W. Crooks                      USA

Cpl     Le Roy Holingsworth    USA

P/O    H. Pederson                   Canadá

           

           3rd British Parachute Regiment

Sgt    T. W. Webster        GB

Sgt    W. Higson               GB

Cpl    J. Deasy                 GB

Cpl    A. McGinn              GB

Pte    E. W. Channon       GB

Pte    Mackintosh             GB

Pte    W. Smith                GB

Pte    Johnson                 GB

Pte    Thompson              GB

Pte    J. A. Twort            GB




O navegador era o Canadiano Pederson da RCAF, e pertencia ao Esquadrão 107. Os americanos tinham, por esta altura, falta de navegadores e não era anormal em viagens mais longas os aviões da USAAF contarem com navegadores da RAF. Além dos quatro tripulantes americanos seguiam também a bordo dez homens do 3º Regimento de Pára-Quedistas Britânico. 

O operador de rádio disse posteriormente ter encontrado imensas interferências e que recebeu sinais que lhe apontaram uma rota que os levou para mar alto. Quando se aperceberam do erro tentaram rumar a terra mas já se encontravam muito longe.

Com apenas 15 minutos de combustível avistaram um navio e o piloto amarou o aparelho por volta das 11 da manhã. A porta das traseiras saltou durante a amaragem e entrou pela fuselagem, destruindo um dos botes de borracha.

Quatro homens entraram para um dos bote que sobrou e cinco para outro. Os restantes foram recolhidos pela balsa do navio espanhol, o MIRAFLORES, com destino a Bilbau. O comandante da embarcação levou algum tempo a reagir. Segundo terá dito pensava que se tratava de um hidroavião alemão a fazer exercícios.

O tripulantes do avião conseguiram convencer o comandante a deixá-los em Lisboa onde desembarcaram no dia 13. Foram recebidos à entrada da barra pelas autoridades navais e quando chegaram ao cais já lá se encontravam as autoridades consulares.

O navegador canadiano e os pára-quedistas foram levados para o Hotel Europa enquanto os americanos seguiram para o Hotel Swiss Atlantico. No dia 14 apareceu uma notícia com todos os nomes e postos num jornal português e também uma notícia no Daily Mail.

A 15 de Novembro a tripulação do avião foi repatriada. Os pára-quedistas, por seu lado, saíram através de um voo civil da BOAC para Poole no dia 21 de Novembro de 1942.

 

Fontes:
*Evade & Escape Report - National Archives/ London Kew
*Fórum "www. armyairforces.com"
*www.firebirds.org
*www.paradata.org.uk