Amaral, António

 

 

Marinheiro no navio Stureborg (Sueco)

Local de nascimento – Miulezas, (?)
Data de nascimento – (39 anos)

Data de falecimento –  
Pai –
Mãe –

António Amaral a dar entrevistas à imprensa portuguesa

António Amaral a dar entrevistas à imprensa portuguesa

António Amaral estava a bordo do cargueiro Stureborg, da neutral Suécia e a viajar sob bandeira da Cruz Vermelha Internacional, quando - a 14 de Junho de 1942 ao largo da ilha de Chipre - o navio foi atacado e afundado por aviões torpedeiros italianos.

O português estava dormir quando foi acordado pela explosão e foi com dificuldade que conseguiu chegar ao convés, saltando depois para o mar. A nadar entre destroços, e atingido por alguns, conseguiu entrar para uma jangada onde já estavam outros nove homens, entre os quais o português Alfredo da Silva Martins.

Onze tripulantes tinham morrido durante o afundamento, entre eles outro português com o nome de Francisco Teodoro. 

Para os nove sobreviventes, que conseguiram salvar apenas algumas latas de conserva e uma pequena quantidade de água, começava um calvário que levaria à morte e todos com a excepção de António Amaral.  Dezanove dias após o desastre encalhou numa praia palestiniana onde foi ajudado por pescadores que o levaram ao hospital em Haifa.

Após circular entre várias cidades foi levado por um navio britânico até Lourenço Marques, em Moçambique, onde reemporcou no paquete João Belo que o trouxe até Lisboa onde chegou a 11 de Fevereiro de 1943.

O Stureborg era um dos vários navios neutrais que estavam ao serviço da Cruz Vermelha fazendo o transporte de abastecimentos, correio e encomendas para prisioneiros, e outras operações humanitárias. Neste caso o navio vinha do porto do Pireu, na Grécia, onde descarregara géneros para ajudar a população.

C. G.

Fontes

Jornal "O Século"  §  Jornal "Diário de Notícias"