Ray, Joseph George

 

 

 

Sargento Técnico US Army
Unidade – 623rd Light Equipment Engineer Company

Local de nascimento – Rhode Island
Data de nascimento –  29/01/1924

Data de falecimento – 25/02/2012
Pai – Francisco José Rei
Mãe – Maria dos Anjos de Faria Rei

fotografia do navio Serpa Pinto

Joseph George Ray em uniforme
(Fotografia de Marie Ray Fraley, filha)

Filho de portugueses naturais de São Miguel, Ribeira das Taínhas e Rabo de Peixe, Joseph Ray nasceu em Rhode Island a 29 de Janeiro, 1924.

Joseph "George" Ray apresentou-se para indução no Exército dos EUA a 3 de Março de 1943 em Providence, RI e foi processado em Fort Devens, Massachusetts. Após dezassete semanas de formação básica em Fort Shelby, Mississippi, foi destacado para a 623rd Light Equipment Engineering Company como mecânico automóvel. 

Mais tarde, em Junho de 1944, após o desembarque do Dia D, atravessou o Canal da Mancha para a Praia de Omaha, na Normandia, juntamente com a sua companhia.  Participou nas campanhas da Normandia, Norte de França, Renânia, Ardenas e Europa Central, sendo condecorado e promovido a Cabo por ter solucionado o problema de sobre-aquecimento que afectou as viaturas durante os desembarques logísticos seguintes às vagas iniciais de assalto na Normandia.

Foi-lhe atribuída a tarefa, juntamente com o seu amigo Johnny Strohm, natural de Nova Iorque, de localizar veículos danificados ou em mau estado de funcionamento e repará-los.

Com o Armistício com o Japão a 12 de Agosto de 1945, a unidade foi de enviada para os Estados Unidos a bordo do "USS General Harry Taylor" para "Camp Shanks", onde foi dispensado com honras a 25 de Outubro de 1945 em "Fort Devens", Massachusetts, como Sargento. Recebeu a Medalha de Boa Conduta e a Fita da Campanha de Teatro Europeu-Africano-Médio Oriental.

Faleceu a 25 de Fevereiro de 2012.

 

António Fragoeiro e Marie Ray Fraley

 

 

fotografia do navio Serpa Pinto

Joseph George Ray durante treino básico, Camp Shelby, Mississippi, 1943
(Fotografia cortesia de Marie Ray Fraley, filha)