Lightning (41-7587) aterra e escapa do Aeroporto de Lisboa

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

15-11-1942

Aeroporto da Portela – Lisboa

USAAF     79FS/ 20FG

Lockheed P-38F Lightning      41-7587

 

GB → Norte de África

 

Lt    Jack Ilfrey   USA 




Foi o primeiro avião americano a aterrar em Portugal.

Um dos depósitos de combustível suplementar soltou-se durante o voo e o aparelho ficou sem combustível para chegar ao Norte de África, não lhe restando outra hipótese senão aterrar em Lisboa.

À chegada Jack Ilfrey tinha forças militares portuguesas à espera que o escoltaram até ao edifício principal do Aeroporto, onde se encontravam também pilotos da Lufthansa.

Algumas horas depois de ter aterrado o americano foi levado de regresso ao seu aparelho e foi-lhe pedido que instruísse um piloto português - o major Costa Macedo - sobre os instrumentos e procedimentos de voo. Pretendia-se levar o Lightning, que entretanto fora reabastecido, até Sintra.

A meio da explicação um outro P-38 - pilotado por James Harman - fez-se à pista e Ilfrey aproveitou a confusão que se gerou para iludir a vigilância de Costa Macedo. Ligou os motores, atirando o aviador português de cima da asa, e escapou para Gibraltar.

Da fuga resultou num problema diplomático entre Portugal e os Estados Unidos e uma mudança de local de internamento dos pilotos pelas autoridades portuguesas, que passaram a enviar os pilotos internados para Elvas - uma cidade muralhada e com forte dispositivo militar, e não para as Caldas da Rainha, como até aí tinha acontecido.

 

Fontes:
*“Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes
*Jack Ilfrey