Fortaleza Voadora B-17 aterrou na Guiné

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

18-03-1943

Guiné

Ferry Command        USAAF

Boeing B-17 Flying Fortress                                                                    

 

 

 

Lt.Cor   Hunter Harris                  USA

1Lt.       Alden T. Mann                USA

1Lt.       Lawrence E. Wolfe         USA

1Lt.       Claude V. Toyek             USA

1Lt.       Leo R. Kisamore             USA




Não foi possível apurar a data correcta da aterragem que aconteceu na Guiné e num terreno pantanoso, tendo o avião ficado com uma das rodas atoladas e um hélice danificado.

A tripulação abandonou a Guiné a bordo de um Clipper da PANAM. Foi um oficial português com ajuda de um piloto privado que desatolou o aparelho e o levou para uma zona menos exposta às intempéries, tendo ainda sido assegurada a sua manutenção ao longo de algum tempo. Os motores eram ligados com frequência para evitar a descarga das baterias.

Mais tarde o major Costa Macedo, da Aeronáutica Militar, conseguiu descolar do local - só com três motores -, e levar o avião até ao aeroporto de Bolama onde este terminou os seus dias.

Toda a tripulação - excepto Harris - foram mais tarde abatidos sobre o mar do norte, quando seguiam num bombardeiro a caminho de uma missão na Alemanha. O aparelho em que seguiam foi atingido por fogo antiaéreo sobre as ilhas de Heligoland.

Segundo o relatório Kisamore morreu ao ser atingido por um projéctil e Mann faleceu no hospital (a 22 de Maio) devido a graves queimaduras que sofreu quando tentava apagar o fogo no interior da fuselagem. Os restantes foram recolhidos por embarcações de pesca locais e foram feitos prisioneiros de guerra pelos alemães.

Fontes:
*  “Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes
* Revista "Mais Alto"
* Mário Canongia Lopes
* Missing Aircraft Report - AFHRA