Flying Fortress YB-40 (42-5737) aterrou no Aeroporto de Lisboa

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

24-10-1943

Aeroporto da Portela - Lisboa

USAAF       303 BG/360 Sqn

Boeing YB-40 Flying Fortress        42-5737

 

 

 

Lt.     A. L. Fingerman   USA

1Lt    H.W. Monsky        USA

2Lt    F. N. Mills             USA

2Lt    F. B. Shaffer         USA

Sgt    M. Rosenhech       USA

Sgt    M.L Connie           USA




Desconhecem-se as razões que levaram à aterragem em Lisboa. O avião chamava-se "Dakota Demon" e serviu no célebre grupo dos "Hells Angels". Esteve durante três dias na Portela antes de ser levado para base militar pelo major Costa Macedo e pelo sargento Santos.

O YB-40 era uma versão do B-17 com armamento reforçado. Não transportava bombas mas carregava 14 ou mais metralhadoras em torres suplementares montadas ao longo do avião, com o objectivo de aumentar o poder de fogo dos grupos de bombardeiros que voavam sobre território inimigo e assim responder de forma mais agressiva ao ataque dos caças inimigos. Os escoltas de longo alcance aliados ainda não estavam disponíveis no princípio de 1943, e este avião deveria assegurar poder de fogo às esquadrilhas.

O projecto foi um falhanço porque o avião, devido ao peso extra das blindagens, das armas e das munições, não conseguia acompanhar os restantes aviões. Foram construídos cerca de vinte unidades que foram desactivados nos finais de 1943 e princípios de 1944.

Desconhece-se o destino de YB-40.

 

 

Fontes:
* Arquivo ANA - Aeroportos e Navegação Aérea de Portugal - Lisboa
* http://www.303rdbg.com/