C-47 Skytrain (42-100930) aterrou de emergência em Sagres

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

17-07-1944

Sagres

USAAF       440th Troop Carrier Group

Douglas C-47 Skytrain A       42-100930

 

Exeter (GB) → Itália

 

S/Sgt  Allen Satzman    USA

Lt       Herbert White    USA

S/Sgt  Leslie W. Eads     USA

S/Sgt  Gilbert Weiss       USA

2Lt     Allen W. Rand      USA

2Lt     John J. Sharkey   USA

1Lt     William E. Riffel   USA

2Lt     Royden K. Stow    USA




Segundo testemunho de Gilbert Weiss a aterragem ficou a dever-se a uma forte tempestade que desorientou por completo os tripulantes que não tinham entre eles qualquer navegador. Quando viram terra e tiveram oportunidade resolveram aterrar.

Dormiram nessa noite em Sagres e no dia seguinte parte da tripulação seguiu de comboio para as Caldas da RaInha. Riffel e Weiss ficaram para trás e, na companhia de um oficial português da AM voaram o aparelho até Lisboa.

Todos os tripulantes foram repatriados em 06-08-1944.

O avião foi integrado na Aeronáutica Militar com a matrícula D-2. Em 1945 foi um dos primeiros aviões a integrar a frota da TAP, ficando com a matrícula CS-TDA e com as letras CS-EDB na fuselagem.

Abatido da frota em 1958 foi levado para Moçambique onde integrou a empresa de transportes aéreos DETA com designação CR-AGB, baptizado de Gorongosa. 

Em 1971 foi integrado na FAP com matrícula FAP6175 e em 6 de Maio de 1974, no Norte de Moçambique, foi atingido por um míssil “Strella” que danificou seriamente um motor e uma asa. Pousou de emergência na pista de recurso de Nacatári, perto de Mueda onde foi abandonado. Não se registaram vítimas entre os tripulantes

Fontes:
* Gilbert Weiss
* “Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes
* voaportugal.org