Marauder (41-35150) despenhou-se no mar em Quarteira

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

23-07-1943

Quarteira  (no mar)

USAAF       89 Sqn

Martin B-26 Marauder C      41-35150

 

St. Magwan (GB) → Marrakech

 

Cpl     Olin T. Edwards     USA

Lt       Eli L. Belenky        USA

Cap   T. D. Schall             USA

Cap   Clarence W. Rice    USA 

Cpl    Henry W. Brune      USA 




Um Incêndio no motor esquerdo obrigou a um amaragem de emergência frente a Quarteira, uma manobra que foi mais violenta que o esperado pela tripulação. 

Logo após o impacto o piloto viu quatro objectos amarelos a boiar perto do barco e acreditou que toda a tripulação se tinha conseguido salvar, razão porque nadou em direcção a três barcos de pesca que se encontravam nas imediações. Só mais tarde percebeu que os objectos que vira eram afinal almofadas e outros acessórios do avião.

Os mortos foram recolhidos quatro dias mais tarde, por mergulhadores que retiraram os cadáveres do interior da fuselagem e as provas forenses recolhidas posteriormente confirmaram que os homens tiveram morte imediata durante aterragem, tendo sofrido fortes pancadas na cabeça. Os corpos foram transportados para Faro.

O padre fez uma apelo à população para que participassem realizando um funeral digno para os aviadores e a missa de corpo presente realizou-se na Igreja da Misericórdia de Faro contando com a presença de uma multidão. Os corpos seguiram para o Cemitério Inglês em Lisboa.

Os sobreviventes seguiram de barco para o Norte de África no dia 2 de Agosto de 1943.

Fontes:
* “Aviões da Cruz de Cristo” – Mário Cannongia Lopes
* Arquivo Notarial de Faro
* Report of Aircraft Accident - AFHRA
* Isidoro Correia
* Martin Gleeson