Planador Horsa (LH122) aterra entre Leiria e Marinha Grande

Len Wright e Leslie Ridings em Elvas onde estiveram internados depois de aterrar num planador Horsa (Foto:Ludovic Louis)

Len Wright e Leslie Ridings em Elvas onde estiveram internados depois de aterrar num planador Horsa
(Foto:Ludovic Louis)

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

23-08-1943

Entre Leiria e Marinha Grande

Royal Army        Glider Pilot Regiment

Airspeed Horsa I (Planador)     LH122

 

Portreath (GB) → Norte de África

 

Sgt       Len Wright        GB

S/Sgt    Leslie Ridings    GB

Sgt       Robinson           GB




O planador participava na missão Beggar/Turkey Buzzard que tinha como objetivo transportar planadores entre o Reino Unido e o Norte de África para reforçar o fraco fornecimento de planadores Waco ao 1º Regimento para-quedista do EUA.

O avião que fazia o reboque do aparelho - o Halifax DK198 - teve uma avaria e foi obrigado a soltar o planador que sem possibilidade de continuar viagem aterrou em Portugal.

Os relatórios da polícia portuguesa referem o aparecimento na praia de dois planadores nesse dia, mas o internamento de apenas três tripulantes. O registo de operações dos Halifaxes do esquadrão 295 - que fizeram o reboque de cerca de três dezenas de Horsas neste período - refere, no entanto, apenas a perda de um planador nesta data.

Uma possível explicação para o aparecimento de dois planadores poderá estar relacionada com a perda do Horsa DP329 e do Halifax DJ994, que tinham amarado perto da costa portuguesa dias antes, a 16-08-1943. Os tripulantes de ambas as aeronaves tinham foram recolhidas por um barco de pesca espanhol que o levou para Bilbao.

Ridings morreu em missão a 07-06-1944 durante as operações do "Dia D".

Fontes:
* 295 Sqn ORB - National Archives UK - London, Kew
* Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros - Portugal