Navio Congo salva tripulantes de Hudson (AE641)

Data

Local

Força

Avião

 

Origem-Destino

 

Tripulação

28-12-1941 

No mar

RAF     233 Sqn

Lokheed Hudson     AE641

 

Gibraltar → Gibraltar

 

F/O    Corken   GB

Sgt     Barling   GB




No dia 28 de Dezembro de 1941 o avião teve uma avaria no motor de bombordo quando realizava um patrulha anti-submarina com outros dois aparelhos que tinham saído de Gibraltar pelas nove da manhã. Às 11.52 horas chegou a Gibraltar um pedido de socorro e ao meio dia o aparelho amarava na proximidade de navio português "Congo" em viagem de Lisboa para São Tomé e outras colónias africanas.

O piloto feriu-se com alguma gravidade durante a operação e terá sido retirado do aparelhos pelos restantes três tripulantes. Quinze minutos depois do incidente o Congo já estava recolher os homens da RAF que os trataram a bordo. O incidente foi também acompanhado por outro avião da patrulha.

Segundo a imprensa o primeiro piloto do navio sabia inglês servindo de tradutor nos dias seguintes enquanto o oficial de comunicações teria informado os ingleses da presença dos aviadores a bordo, algo que que o comandante do navio desmentiu posteriormente afirmando que apenas o Estado Maior Naval português tinha sido contactado.

Certo é que no dia 31 de Dezembro de 1941 o Congo se cruzou com dois contratorpedeiros britânicos, os HMS Exmoor e Croome, transferindo os quatro aviadores para bordo do último. No dia 2 de Janeiro de 1942 a tripulação estava de volta a Gibraltar.

Fontes:

* Biblioteca Central e Arquivo Histórico de Marinha
* Lockheed Huson in Wolrd War II.Andrew Hendrie
* 233 Sqn Operational Record Book